Notícias

23/05/2019

Unicesumar comemora o hexa masculino e o tri feminino do handebol

A Unicesumar não deu chances para outras equipes no handebol. Os times anfitriões da 59ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUPS) garantiram os títulos masculino e feminino no handebol. As partidas decisivas foram realizadas no ginásio de esportes do Parque do Japão, em Maringá, na quinta-feira (23). Os dois times garantiram presença na Regional Sul, envolvendo os campeões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e os três melhores colocados disputarão os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), em Salvador, Bahia, de 20 a 27 de outubro.

No primeiro jogo da manhã, as meninas da Unicesumar enfrentaram a forte equipe do Centro Universitário FAG, de Cascavel. Os dois elencos já haviam se encontrado na fase de grupos e a FAG levou a melhor. O placar final apontou 24 a 22 para as cascavelenses. Com jogadores experientes e disputando as principais competições estaduais, os dois times voltaram a se encontrar na final e dessa vez a Unicesumar venceu, por 28 a 26, e garantiu a medalha de ouro e o tricampeonato dos JUPS.

“São dois times muito qualificados. Estudamos nossa partida anterior, onde fomos derrotadas, observamos os erros e corrigimos. É muito difícil reverter um placar numa competição tão curta, mas enfim, conseguimos”, disse a goleira Renata Dias de Souza, reforçando a grande rivalidade entre as equipes que se alternam no alto do pódio em competições estaduais. “É uma rivalidade saudável. Ter um time como o delas nos mantém motivadas a sempre melhorar”.

O pódio foi completado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), de Curitiba, que garantiu o bronze com a vitória por 22x20 sobre a Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Masculino

Enquanto no feminino o jogo foi disputado ponto a ponto até o apito final, no masculino a Unicesumar não encontrou maiores dificuldades para garantir o hexacampeonato da competição. Após uma campanha com vitórias convincentes, os comandados do professor Marlon Araújo garantiram o hexacampeonato nos 59º JUPS. Na final, contra a UFPR, o placar ficou em 33x18.

“A gente agora vai para a disputa da Regional Sul, são cinco equipes, classificam três. Apesar de acreditarmos muito na classificação, essa regional tem equipes muito fortes e precisamos nos preparar bem”, disse o técnico.

Enquanto os maringaenses comemoravam o título, os jogadores da UFPR celebravam o feito histórico do time masculino. A medalha de prata, para quem tinha a pretensão de apenas passar da fase de grupos, foi algo extraordinário. “É muito mais do que esperávamos. Só que a gente sabe as dificuldades que temos. Jogar em alto nível, fazer uma final com uma equipe de atletas profissionais e conseguir, ao novo ver, jogar de igual para igual, é algo a ser comemorado. Nosso sentimento é de vitória”, afirmou o ponta Bruno Ortiz.

O bronze foi para a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que derrotou, por 28 a 21, o Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, na decisão do terceiro lugar.

Para mais informações da Esporte Paraná, acesse:

facebook.com/EsporteParaná
instagram.com/esportepr

 

Para mais informações dos JUPS, acesse:
facebook.com/jogosuniversitáriosdoparana

 

Os Jogos Universitários do Paraná são organizados pela Esporte Paraná em parceria com a Federação Paranaense de Desportos Universitários e a Prefeitura de Maringá.


COM/JUPS

Ricardo Morante

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.