Notícias

24/05/2019

UNIPAR é campeã do futsal feminino nos JUPS

Como era esperado, a final do futsal feminino na 59ª edição dos Jogos Universitários do Paraná, realizada nesta quinta-feira (23), foi um verdadeiro espetáculo, para alegria dos apaixonados pelo esporte. No Ginásio Chico Neto, as meninas da UNIPAR, de Cianorte, e da FATEB, de Telêmaco Borba, lutaram bravamente durante os 40 minutos em busca do título. No final da partida, quem comemorou foi a UNIPAR após vencer o confronto por 4 a 2, conquistando o sexto título na competição. O terceiro lugar ficou com a UNICESUMAR que bateu a UEL por 4 a 0. 

UNIPAR conquista o sexto título na competição. (Foto: Thaise Oliveira/SEET-PR)
UNIPAR conquista o sexto título na competição. (Foto: Thaise Oliveira/SEET-PR)


O ritmo da partida foi intenso do início ao apito final. Em um jogo de muita velocidade, passes precisos e defesas de tirar o fôlego, a decisão ficou marcada pelo equilíbrio entre as equipes. Afinal, até o momento, a campanha de ambas era muito semelhante. De um lado, FATEB com 65 gols marcados e apenas um sofrido. Do outro, UNIPAR com 61 gols pró e três contra. 

O time de Telêmaco Borba abriu o placar assim que a bola rolou, aos 2 minutos, com Sheila. O empate veio 10 minutos depois com Luana. Em seguida, Izabelly acertou uma bomba e voltou a deixar a FATEB na frente. Porém, como o equilíbrio foi um das marcas da partida, Jaqueline empatou aos 18. 

Sem uma das suas principais peças desde o primeiro tempo, a capitã Rarine caiu e fraturou o cotovelo com cinco minutos de bola rolando, a FATEB encontrou algumas dificuldades para ultrapassar o bloqueio das adversárias. Entretanto, a UNIPAR seguiu levando perigo e balançou a rede duas vezes, com Luana e Vanessa. 

Final do futsal feminino entre FATEB x UNIPAR. (Foto: Thaise Oliveira/SEET-PR)
Final do futsal feminino entre FATEB x UNIPAR. (Foto: Thaise Oliveira/SEET-PR)

"Foi um jogo muito bom, digno de uma final mesmo, as duas equipes estão de parabéns. O primeiro tempo foi bem truncado, saiu gol lá e aqui, lá e aqui, mas no segundo tempo, graças a Deus deu tudo certo para nós. A equipe é sensacional. Todas estão de parabéns, todas se entregaram hoje. Só tenho a agradecer esse pessoal", disse a capitã Vanessa. 

Comandando o grupo, o técnico Cleverson Santana afirmou que, pela qualidade das equipes, a final entre FATEB e UNIPAR acabou virando tradição nos Jogos Universitários e, por isso, a preparação é grande antes de um clássico. "Elas já estão acostumadas a fazer finais de campeonatos, mas a gente também já vem conversando na preleção para manter todas tranquilas. Mesmo com a equipe reduzida optamos em não mudar o nosso jeito de jogar, que é intensidade de jogo, e graças a Deus conseguimos o objetivo que era encontrar o caminho do gol e sair com a vitória", disse. 

Atleta Vanessa comemorando o gol marcado na partida. (Foto: Thaise Oliveira/SEET-PR)
Atleta Vanessa comemorando o gol marcado na partida. (Foto: Thaise Oliveira/SEET-PR)


Além disso, o professor ressaltou a importância da ligação entre a educação, instituição, e o esporte. "A estrutura que a UNIPAR nos oferece de academia, quadra, material para treino, essa parceria é muito importante e só vem a crescer. Muitas meninas, talvez se não estivessem no esporte, não teriam possibilidade de estar estudando. Estamos formando cidadãos por meio do esporte", finalizou Cleverson. 

Confira a campanha das finalistas do futsal feminino. 

Fase de grupos
UNIPAR 18x1 UNESPAR
UNIPAR 10x0 UEM
UNIPAR 4x1 UEPG
FATEB 22x0 UTFPR - Pato Branco
FATEB 29x0 UNINGÁ 

Quartas de final 
UNIPAR 24x1 UFPR - Litoral
FATEB 9x1 UEPG

Semifinal 
UNIPAR 5x0 UNICESUMAR
FATEB 5x0 UEL 

Final 
UNIPAR 4x2 FATEB

Saldo
UNIPAR: 65 gols pró, 5 contra. Saldo: 60
FATEB: 67 gols pró, 5 contra: Saldo: 62

UNIPAR erguendo o troféu. (Foto: Thaise Oliveira/SEET-PR)
UNIPAR erguendo o troféu. (Foto: Thaise Oliveira/SEET-PR)

Para mais informações da Esporte Paraná, acesse:


Para mais informações dos JUPS, acesse:

Os Jogos Universitários do Paraná são organizados pela Esporte Paraná em parceria com a Federação Paranaense de Desportos Universitários e a Prefeitura de Maringá.


COM/JUPS
Thaise Oliveira
thaiseoliveira@live.com
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.